20 de mar. de 2010

Regulamento do I Festival de Curtas UNICASTELO

1. QUEM PODE PARTICIPAR
Podem participar do festival pessoas de qualquer lugar do Brasil, desde que efetivem sua inscrição conforme as normas presentes neste regulamento.
2. FORMATO DOS VÍDEOS
Os vídeos poderão ser realizados em qualquer tipo de equipamento que produza imagens em movimento: câmera de vídeo, câmera de foto digital (sequências de fotos), câmera de celular, animação feita no computador, etc. Os formatos de arquivos aceitos para o envio dos vídeos são MPEG, AVI, MOV, WMV, 3GP e WMA. O tamanho máximo do arquivo a ser enviado é de 700 MB (o espaço de um CD-R).
3. DURAÇÃO DOS VÍDEOS
Os vídeos deverão ter no mínimo 30 (trinta) segundos e no máximo 3 (três) minutos de duração, excluindo os créditos. Os videos que não respeitarem os limites de tempo estipulados serão automaticamente desclassificados.
4. OBRIGATORIEDADE DOS CRÉDITOS NOS VÍDEOS ENVIADOS
Os vídeos deverão ter créditos dos responsáveis por sua realização, incluindo créditos de trilha sonora (independentemente dela ser de domínio público ou não), de imagens e outros materiais de terceiros.
5. QUANTIDADE DE VÍDEOS INSCRITOS
Não há limite de vídeos a serem enviados por realizador.
6. EFETIVAÇÃO DA INSCRIÇÃO
A inscrição é gratuita e para que seja efetivada é necessário preencher a ficha de inscrição disponível na Central de Cursos IV (Ginásio) da UNICASTELO. No ato da inscrição o realizador deve entregar um CD-R devidamente identificado (nome do vídeo e nome completo do realizador) e contendo o material que participará da mostra (em algum dos formatos especificados no item 2).
7. TEMA DO FESTIVAL
O tema é livre, assim como o gênero do vídeo.
8. PREMIAÇÃO
Serão oferecidos certificados como prêmio para os vencedores. Quatro categorias serão contempladas: melhor filme, melhor roteiro, melhor edição de imagem e prêmio do público.
9. DA COMISSÃO JULGADORA
Será formada uma comissão composta por 3 (três) juízes e esta comissão avaliará todos os vídeos inscritos e escolherá os vencedores das categorias de melhor filme, melhor roteiro e melhor edição de imagem. A categoria de prêmio do publico será escolhida no dia da realização da mostra, ocasião em que o público presente votará no seu filme favorito. A divulgação das premiações ocorrerá na mesma data, logo após a exibição dos filmes inscritos e da votação do público.
10. RESTRIÇÕES
Não serão aceitos vídeos que incitem preconceitos raciais, religiosos, sexuais ou de qualquer outro tipo, assim como serão vetados vídeos que façam apologia a quaisquer tipos de drogas ou práticas ilícitas.

5 comentários:

  1. Quanto aos formatos dos vídeos, gostariade saber se é entendimento da organização do Festival, se o formato AVI, contempla DVD. Se não minha sugestões é que seja incluído também este formato de exibição.

    Parabéns pela iniciativa, esta é uma atividade que estava faltando na Unicastelo.

    Abraços,
    Diogo - História

    e-mail: diogo_gomescn@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Caro Diogo, o formato dos vídeos realmente deve ser um daqueles listados no regulamento, sendo que os arquivos não devem ultrapassar os 700 Mb que cabem em um CD. O formato AVI de fato consome mais espaço e se um video for filmado, por exemplo, com uma câmera digital de alta resolução, o resultado pode ser um arquivo maior que 700 Mb. Então é preciso estar atento ao usar esse formato para não exceder o limite estipulado. Essa limitação se dá porque provavelmente enviaremos por e-mail os vídeos inscritos à comissão que escolherá os vencedores (serão pessoas de fora da UNICASTELO) e aquivos muito extensos poderiam inviabilizar esse processo. A título de curiosidade, vale observar que a maioria dos festivais de vídeos de curtíssima duração raramente permite arquivos com mais de 100 Mb e alguns chegam a limitar o arquivo a 5 Mb(!). Seja como for, obrigado pela sugestão e, quem sabe em futuras edições possamos acatá-la. Contamos, inclusive, com sua participação não apenas nesta edição do festival, mas também nas que virão. Um abraço.

    Prof. Jean Siqueira

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela iniciativa de realizar uma atividade que desperte nos alunos a criatividade, criatividade hoje tão esquecida e relegada ao segundo ou terceiro plano de nossa sociedade.

    Continuem com atividades que criem interesse pela arte e pelo conhecimento... Cultura só nos faz bem.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Leandro. De fato, conhecimento e criatividade parecem metas menos importantes em nossa sociedade excessivamente pragmática e mediatista. Desse modo, é realmente um grande prazer para nós termos essa oportunidade de promover um evento universitário que venha a estimulá-las, colocá-las em destaque. Concordamos plenamente com você: "cultura só nos faz bem" e esperamos que você contribua conosco no sentido de valorizá-la. Prepare-se, então, pois esperamos sua participação e seu vídeo (ou vídeos, quem sabe?). Abraço!

    Prof. Jean Siqueira

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir